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sábado, 9 de abril de 2016

Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel (ePUB and PDF) | United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization





Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel (ePUB and PDF) | United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization

LIDIA

Um projeto a seguir com muita atenção
O Projeto LIDIA - Literacia Digital de Adultos nasce do Prémio Inclusão e Literacia Digital atribuído ao Projeto TACCLE2 em 2014, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da Rede TIC e Sociedade.
Workshops, BAO (recursos) e muito mais...
 



LIDIA
Literacia Digital de Adultos
http://lidia.ie.ulisboa.pt/

Agradeço ao seminário Bibliotecas Inclusivas proporcionado pelo agrupamento de Escolas Leal da Câmara em Rio de Mouro (8 e 9 de abril de 2016) a oportunidade de conhecer este recurso.
Ver mais aqui
http://bibliotecapan.wix.com/seminario

domingo, 3 de abril de 2016

Rádio Miúdos - A primeira Rádio para crianças em Português

radiomiudos.pt


Boas surpresas. Longa vida.

Rádio Miúdos - A primeira Rádio para crianças em Português

Direitos da Criança 2016-2021 (Conselho da Europa, 2016)

Lançamento da Nova Estratégia do Conselho da Europa para os Direitos da Criança 2016-2021 (5 e 6 abr., Bulgária)
Um dos outputs desenhado é um projeto Paneuropeu de educação para a cidadania digital (p. 21.)

Nos dias 5 e 6 de abril de 2016, será lançada, em Sófia, na Bulgária, a nova Estratégia do Conselho da Europa (CoE) para os Direitos da Criança (2016-2021), a qual identifica os principais desafios e áreas prioritárias neste domínio.

DESAFIOS
  1. Pobreza, desigualdade e exclusão
  2. Violência
  3. Sistema de justiça feito para adultos
  4. Desafios para famílias e pais/mâes
  5. Racismo, discurso de ódio e radicalização
  6. Crescimento num mundo digital
  7. Migração
ÁREAS PRIORITÁRIAS
  1. Oportunidades iguais para todas as crianças
  2. Participação de todas as crianças
  3. Uma vida sem violência para todas as crianças
  4. Justiça amiga da infância para todas as crianças
  5. Direitos da criança em ambiente digital
DESENVOLVIMENTO DA ESTRATÉGIA
    1. Conseguir que os padrões/as orientações funcionem para as crianças
    2. Envolver todos os agentes relevantes
    3. Comunicar/divulgar os direitos das crianças
    4. Avaliar a ação
PRINCÍPIOS ORIENTADORES DESTACADOS NA ESTRATÉGIA PROPOSTA (4)
  1. Não descriminação (artigo 2º)
  2. Os melhores  interesses da criança (artigo 3º)
  3. O direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento (artigo 6º)
  4. O direito a ser ouvido (artigo 12º)
O Conselho da Europa integra 47 Estados membros. Desde 2006, desenvolve um programa específico neste campo " Building a Europe for and with Children".
Ler mais aqui:
Lançamento da Nova Estratégia do Conselho da Europa para os Direitos da Criança 2016-2021 (5 e 6 abr., Bulgária)

60 brincadeiras para aprender Direitos Humanos

 
Brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança. Quando brinca, a criança está desenvolvendo uma série de habilidades e novas competências, usando sua imaginação e se relacionando com o mundo. Brincar em grupo também é importante: a criança aprende a dividir, lidar com a diferença e socializar.


Apostando nisso, a Equitas, uma ONG internacional sediada no Canadá, que oferece programas de transformação e educação em direitos humanos, desenvolveu o Play It Fair, um guia contendo 60 brincadeiras e atividades para desenvolver com crianças de 6-12 anos para discutir temas como direitos humanos, discriminação e resolução de conflitos.

O guia foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar os valores primordiais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como cooperação, respeito, equidade, inclusão, respeito à diversidade, responsabilidade e aceitação, e vem sendo utilizado por educadores e profissionais de recreação infantil em acampamentos de férias e escolas infantis.
O material foi lançado em 2011, e até hoje as atividades já alcançaram mais de 500.000 crianças em todo o Canadá e outras em diversas partes do mundo. Embora esteja em inglês, o guia já foi traduzido para o árabe e utilizado por educadores no Oriente Médio e na Indonésia.
Baixe o material gratuito (em inglês) aqui .


 Play It Fair! Toolkit | Play It Fair! Toolkit | Equitas - International Centre for Human Rights Education / Centre international d’éducation aux droits humains