quarta-feira, 9 de março de 2016

Bibliotecas Digitais

"Livros digitais e recursos pedagógicos sobre o valor da democracia e da participação cívica dirigidos a crianças e jovens. Visam suscitar o conhecimento de realidades culturais diferentes, a interiorização de valores de tolerância e respeito mútuo, a compreensão intercultural e comportamentos relacionais positivos.
Biblioteca Digital foi desenvolvida graças a recursos públicos provenientes da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein, no âmbito dos EEA Grants, através do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O Projeto tem como objetivo criar uma biblioteca de livros digitais que abordarão o valor da democracia e da participação cívica, a defesa dos direitos das minorias e da igualdade de género, 
o combate contra discriminações e desigualdades sociais, 
o racismo, a xenofobia, a linguagem de ódio, 
induzindo a compreensão intercultural, a interiorização de valores de tolerância e o respeito mútuo, 
a partir do conhecimento e reflexão sobre diversas realidades culturais."
Conta neste momento com 15 títulos, incluindo texto integral (versão multimedia) e material de apoio a cada título, para todas as idades. Autores de texto: Ana Afonso, Ana Maria Magalhães, Carlos Correia, Inês Pupo, Isabel Alçada, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Mariana Magalhães, Rita Martinho Autores de ilustração: Ana Gini, Carlos Marques, Cristina Malaquias, Helena Pinheiro de Melo, Nuno Feijão, Rafaela Mapril.

Um conceito próximo do da Biblioteca Digital do PNL

Vejam aqui:
Biblioteca OLP



De repente, deu-me uma saudade da História do dia, do António Torrado e da Cristina Malaquias, com apoio técnico de gente de Portalegre, um outro conceito, uma biblioteca digital bem acessível, e muito acedida durante anos... tão bom que era, infelizmente saiu da web por falta de continuidade do seu financiamento!

segunda-feira, 7 de março de 2016

De Gruyter Saur / IFLA Research Paper Award 2016

De Gruyter SaurIFLA





Tens menos de 8 anos de experiência profissional em serviços de bibliotecas e ciências da informação?

Valorizas incentivos para investigação e publicação originais?

Estão abertas candidaturas para este prémio (1000 euros, e publicação internacional), até 31 de março de 2016


  • Tópico deste anoDigital Libraries: Knowledge creation and sharing
  • Finalidade: Advance research on Digital Libraries as environment facilitating collaboration, creation and sharing of knowledge






Call on IFLA/De Gruyter Research Award 2016. The award is aimed at encouraging original research and publication by those relatively new to the profession. Those with no more than eight years of professional experience in library and information services are eligible. For more information look at:


De Gruyter Saur / IFLA Research Paper Award 2016

lerdo ler: Uma mensagem para o livro infantil - Conta uma his...

lerdo ler: Uma mensagem para o livro infantil - Conta uma his...: Para 2016, a mensagem com o tema “Era uma vez …”  tem a escritora Luciana Sandroni responsável pelo texto e Ziraldo como autor da ilust...

domingo, 6 de março de 2016

Bibliotecas do futuro

enki Library
Imagem daqui


La biblioteca como editora de contenidos

Julio Alonso Arévalo, Marta Vázquez Vázquez (2015)



Resumen 
Una de las características más innovadoras de la biblioteca del siglo 21 tiene que
ver con la toma de una postura activa frente a la gestión y generación de
contenidos. Con la llegada de la Web 2.0 las bibliotecas no sólo siguen
salvaguardando y difundiendo información como han venido realizando a lo largo
de su historia, también cada vez con más frecuencia crean nueva información con
el objetivo de prestar los mejores servicios a sus ciudadanos, a través de recursos
y servicios tales como la elaboración guías de investigación, boletines de alerta y
novedades, recursos web, información a través de sus blogs, y como
administradores de contenidos a través de repositorios y revistas de acceso
abierto. Un paso más allá en esta dinámica tienen que ver con la biblioteca como
editora y distribuidora de libros, especialmente en el ámbito local, siendo la
impulsora, formadora, dinamizador y difusoras de las obras de los autores de su
comunidad.  
Palabras clave 
bibliotecas, espacio, diseño, futuro, información a la comunidad, editoriales,
edición, autoedición, libros electrónicos. 
Texto integral: MEI-EpoII-Vol6-n10y11.pub

How the School Library Helps Build Strong Blended Classes | I Love Libraries

School library




With more than 265 students in nine hybrid classes coming to the school library and learning commons, there is a wealth of opportunities to work together.  As Michael Wesch states, "to connect, organize, share and collaborate,… we have to move from knowledgeable — that is just knowing a bunch of stuff — to being actually knowledge-able; that's being able to find sort, analyze, criticize, and ultimately create new information and knowledge.



How the School Library Helps Build Strong Blended Classes | I Love Libraries