quarta-feira, 9 de março de 2016

Bibliotecas Digitais

"Livros digitais e recursos pedagógicos sobre o valor da democracia e da participação cívica dirigidos a crianças e jovens. Visam suscitar o conhecimento de realidades culturais diferentes, a interiorização de valores de tolerância e respeito mútuo, a compreensão intercultural e comportamentos relacionais positivos.
Biblioteca Digital foi desenvolvida graças a recursos públicos provenientes da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein, no âmbito dos EEA Grants, através do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O Projeto tem como objetivo criar uma biblioteca de livros digitais que abordarão o valor da democracia e da participação cívica, a defesa dos direitos das minorias e da igualdade de género, 
o combate contra discriminações e desigualdades sociais, 
o racismo, a xenofobia, a linguagem de ódio, 
induzindo a compreensão intercultural, a interiorização de valores de tolerância e o respeito mútuo, 
a partir do conhecimento e reflexão sobre diversas realidades culturais."
Conta neste momento com 15 títulos, incluindo texto integral (versão multimedia) e material de apoio a cada título, para todas as idades. Autores de texto: Ana Afonso, Ana Maria Magalhães, Carlos Correia, Inês Pupo, Isabel Alçada, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Mariana Magalhães, Rita Martinho Autores de ilustração: Ana Gini, Carlos Marques, Cristina Malaquias, Helena Pinheiro de Melo, Nuno Feijão, Rafaela Mapril.

Um conceito próximo do da Biblioteca Digital do PNL

Vejam aqui:
Biblioteca OLP



De repente, deu-me uma saudade da História do dia, do António Torrado e da Cristina Malaquias, com apoio técnico de gente de Portalegre, um outro conceito, uma biblioteca digital bem acessível, e muito acedida durante anos... tão bom que era, infelizmente saiu da web por falta de continuidade do seu financiamento!

Sem comentários: