quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Como matar uma biblioteca escolar: 10 passos simples de dar



7. Don’t invite public library staff to visit your school and promote summer reading programs or special events. This will draw attention to all the wonderful things that don’t happen at your school any more. Keep all public library references to ebooks and resources on the down-low. If your students think a library has a real function and role in their learning, they’re just going to want those school library doors open longer.

How to Kill a School Library: 10 Easy Steps | School Library Journal

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

UP - PLACES - Plataforma de Acessibilidade




Quantas vezes ficamos sem entender um vídeo por não termos acesso ao som? Quantas vezes seria interessante ter o livro que estamos a ler, em áudio, para o continuarmos a ler enquanto conduzimos? Cada vez mais a informação que produzimos/disponibilizamos deve ser pensada para diferentes utilizadores e diferentes contextos de uso. Quanto mais versátil ou flexível o formato, mais útil e eficaz poderá ser, efetivamente, para TODOS. 
Com o objetivo de contribuir para um design que se quer cada vez mais universal, o presente tutorial disponibiliza orientações para a criação de documentos digitais acessíveis formatados em Word 2010, PowerPoint 2010 e formato HTML para utilização na Web. 
O desafio era, por um lado, poder aqui dar a conhecer as ferramentas que as aplicações já disponibilizam para criar acessibilidade, mas que, por desconhecimento geral, simplesmente não se utilizam; por outro, como é o caso do capítulo relativo ao HTML, rever a utilidade de aspetos fundamentais e mostrar estratégias úteis na criação e disponibilização de informação.

UP - PLACES - Plataforma de Acessibilidade