segunda-feira, 29 de abril de 2013

Biblioteca coração da comunidade escolar


Imagem daqui. The Learning commons, Scott Library
Deitar abaixo paredes físicas e, ou, de funcionamento, e alargar as condições de privacidade ao mesmo tempo que se enriquecem os meios para a convivência e a colaboroação


“O novo "Learning Commons" desempenha muitas funções na vida dos estudantes. Não estamos a deitar nada fora: estamos apenas a adicionar valor ao que já temos. Algumas das possibilidades surgem no quadro seguinte.”

Múltiplas Funções numa Área Comum de Aprendizagens

Biblioteca Tradicional


  • Acessível aos alunos no horário letivo
  • Orientações e apoio por professor bibliotecário
  • Bons recursos educativos e tecnologias para apoio ao curriculum
  • Promoção e apoio a leitura autónoma
  • Aprendizagem por projetos e investigação
  • Apoio a aprendizagem diferenciada
  • Zonas confortáveis ara estudo e lazer
  • Zonas para trabalho em grupo-turma, em pequeno grupo, ou individual
  • Visibilidade de sinais do desempenho dos alunos
Biblioteca Virtual


  • Acesso 24/7/365
  • Recursos digitais para apoiar o curriculum
  • Desenvolvimento de projetos /tarefas de “sala de de aula” com a biblioteca
  • Espaços para trabalho colaborativo dr alunos e professores
  • Ferramentas de aprendizagem e tutoriais/aconselhamento
  • Ferramentas e espaços para criar e para comunicar
  • Conexões com peritos da comunidade
  • Apoio centrado no utilizador
Construção de Conhecimento


  • Aprendizagem baseada na investigação apoiada (guided inquiry) e na resolução de problemas
  • Tarefas escolares relevantes para a vida real
  • Aprendizagem concebida quer sobre os conteúdos e quer sobre os processos
  • Metacognição e avaliação contínua
  • Desenvolvimento de literacias múltiplas
  • Integração de tecnologia sem barreiras
  • Capacidades de pensamento de nível elevado
  • Construção coletiva de conhecimento
  • Ensino e aprendizagem com eficiência; eficácia
Desenvolvimento sustentável da Escola


  • Lições demonstrativas
  • Desenvolvimento profissional incorporado
  • Centro para equipas de aprendizagem profissional
  • Práticas fundamentadas em evidências
  • Elaboração e desenvolvimento de projetos colaborativos
  • Cultura de investigação
  • Iniciativas envolvendo toda a escola desenvolvidas e avaliadas de forma coordenada



Tradução para português (PT) de Maria José Vitorino / ALFINete (2013), do original em inglês

Leading the way on Learning Commons / Carol Koechlin. Ontario Library Association (2008).
in The teaching librarian, Vol. 17, nº 2, (p. 20-23). http://www.accessola.org/Documents/OLA/Divisions/OSLA/T4L/LeadingtheWay.pdf