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quarta-feira, 24 de abril de 2013

Peniche em julho: redes & bibliotecas



Podem enviar comunicações até 30 de maio.
Vão ser dois dias e tanto, mesmo à beirinha do grande Atlântico e da bela sardinha de Peniche, que a gente que se entende assim não nasceu para sofrer

Bogotá 2013, contributo da RBE (Lisboa)



Comunicação enviada a distância para Bogotá, de Teresa Calçada, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares (Portugal), na impossibilidade, por motivos de saúde, de estar presente no painel para que fora convidada pela Rede Capital de bibliotecas Públicas-Bibliored, no dia 23 de abril de 2013, em Bogotá, Colômbia. O painel, dedicado precisamente aos Planos de Leitura e às bibliotecas escolares "con expertos de Portugal y de Colombia", contou com a presença de Fernando Pinto do Amaral, comissário do PNL (Plano Nacional de Leitura), igualmente convidado por BiblioRed.
A ocasião é relevante, pois, além de Portugal ser o tema da prestigiada Feira Internacional do Livro de Bogotá, Filbo, deste ano, decorre em simultâneo o 11º Congreso Nacional de Lectura, este ano também I Encontro Internacional de Bibliotecas Escolares, organizado por Fondalectura, onde a Ministra da Educação colombiana acaba de lançar a ideia não apenas de uma rede nacional de bibliotecas escolares mas também de uma Rede Internacional de Bibliotecas Escolares, correspondendo aos muitos especialistas que se reuniram confirmando uma vez mais a importância para a educação e as aprendizagens de bibliotecas escolares de qualidade em todos os estabelecimentos educativos, e das parcerias com as bibliotecas públicas para o sucesso das políticas de desenvolvimento da leitura e das literacias. A ministra, María Fernanda Campo, afirmou: "Vamos tentar construir essa rede que tanto nos interessa, porque a leitura e a escrita também são veículos de paz".

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Biblioteca 2.0: Educação

Biblioteca 2.0: Educação: O ENSINO / APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL A educação em rede nas escolas  abriu imensas possibilidades de ensino aos nossos alunos.  Possi...

domingo, 21 de abril de 2013

Como se estão a filtrar conteúdos da internet na escola?


Bibliotecas escolares e o seu desenvolvimento

Imagem do website da ALA
Foram publicados 2 novos relatórios sobre bibliotecas escolares, por associações de profissionais,  que valem uma visita.
Nos EUA, pela ALA, cuja presidente criou uma Task-Force para promover a defesa das bibliotecas escolaresMais informação aqui: State Americas Libraries Report 2013 e na publicação da AASL (ramo da ALA para as bibliotecas esoclares), School Libraries Count!(2012):


Na Austrália, pela ASLA, que sublinha o papel dos bibliotecários escolares / professores bibliotecários na educação do futuro, face aos desenvolvimentos da tecnologia e das dinâmicas da informação, e responsabiliza as políticas educativas : Future learning and school libraries:

"(...) a teacher librarian, within a 21stcentury learning environment, is an instructional leader, curriculum designer, consultant, collaborator, mediator for students and staff to achieve  best practice in learning. 
To enable teacher librarians and school libraries to fulfil their potential in advancing 21st century learning, there is an urgent need for further research and funding to support future planning and provision of school libraries, as evidenced by the report School libraries and teacher librarians in 21st century Australia (House of Representatives, 2011). There is also a need for enhanced professional education and employment opportunities to ensure that all Australian students benefit from the professional knowledge, practice and commitment of a teacher librarian at their school." (p.17)