sexta-feira, 19 de abril de 2013

UNESCO Policy Guidelines for Mobile Learning | eLearning


Documentos relevantes para refletir, divulgados em Fevereiro de 2013 e agora publicados, contaram com a colaboração de especialistas de mais de 20 países.
Cito:
UNESCO believes that mobile technologies can expand and enrich educational opportunities for learners in diverse settings. Yet most ICT in education policies were articulated in a pre-mobile era and they do not seek to maximize the learning potentials of mobile technology. The rare policies that do reference mobile devices tend to treat them tangentially or ban their use in schools.

Professores na Europa, em renovação permanente



Publicado último número do Boletim que a European Schoolnet dedica aos professores

(Publicada em 17-04-2013)
European Schoolnet, a rede europeia de Ministérios da Educação, acaba de lançar o último número do seu Boletim informativo dedicado aos Professores e onde apresenta as últimas notícias sobre diversos dos seus projetos.  Aceda aqui

Cathedrals for Books / ** Children's section at the library in Almere, The Netherlands


Cathedrals for Books / ** Children's section at the library in Almere, The Netherlands

Think!


This game-based learning educator learned this lesson the hard way when her students tuned her out. Watch how she turned them around: http://edut.to/11n4RJa.

Fonte: Edutopia no Facebook 

Portugal em Bogotá, Colombia - Ler em rede, colaborar em iberoamerica





11º Congreso Nacional de Lectura, 1º Encuentro Internacional de Bibliotecas Escolares, 21-24 abril 2013, Bogotá, Colombia. Belo programa organizado pela Fundalectura.  
Coincide com a Feira Internacional do Livro de Bogotá, dedicada este ano à Literatura de Portugal, onde a BiblioRed promove também num dos dias um painel sobre Portugal e o trabalho em rede envolvendo bibliotecas escolares e públicas, em que participarão Teresa Calçada (RBE) e Fernando Pinto do Amaral (PNL) 

Parabéns a Fundalectura e Carmen Bravo, e a Mary Giraldo, grande embaixadora de um futuro melhor, e a todos os companheiros de Bogotá.
Para o ano, vemo-nos em Lisboa?

domingo, 14 de abril de 2013

NC State University's James B. Hunt, Jr. Library



Estava eu a pensar como argumentar perante quem continua a achar que a escola são salas de aula, e pronto, com manuais e quadros mais ou menos interativos, e o resto é acessório, dispensável, e sem impacto, quando me surgiu esta maravilha.
Aprofundei um pouco mais e ainda me deu mais que pensar, não tanto na grandeza do produto, mas no alcance do conceito que presidiu ao design - a biblioteca como um ponto de encontro interdisciplinar em que o elemento surpresa é fundamental.