Pesquisar Search

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Lab for Children - creating libraries of the future

Em 2007, a cidade de Aarhus (Dinamarca) preparava a sua próxima biblioteca. Perguntaram às crianças como deveria ser a biblioteca do futuro.
Estas foram as respostas.
Que construíram os adultos que tomavam conta da cidade? Descubram aqui (mas só depois de verem o video).


PIRLS 2011



Portugal acima da média nos resultados de leitura (2011). Vale a pena consultar e meditar. Progressos assim não aparecem sem trabalho e porfia. Demoram a construir, e devem ser defendidos. Mas a leitura do relatório não deve ser só centrada num país, o mundo é a casa de todos e todas, neste caso cada vez mais de todas, mais/melhores leitoras que leitores. O estudo começa assim: 

"Hong Kong SAR, the Russian Federation, Finland, and Singapore were the top-performing countries in PIRLS 2011.
Since 2001, ten countries have raised their levels of reading achievement, and only four have had decreases. Girls outperformed boys in 2011 in nearly all of the countries and benchmarking participants, and there has been little reduction in the reading achievement gender achievement gap over the decade."
Ler mais aqui 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem: 297 - Dez coisas sobre as quais os pais deviam des...


Tomar, Convento de Cristo

Desaprender que os TPC são uma parte essencial da aprendizagem, para muitos pais/mães, signifca recusar o único modelo de tarefas escolares que recordam, da sua própria experiência como alunos...
Desaprender, desconstruir a ideia de quVai ser obe as crianças devem ser protegidas de qualquer fracasso significa ter de valorizar o que corre mal para poder progredir, em vez de pautar a vida pelos valores dos campeonatos que dividem o mundo em vencedor (1) e vencidos (todos os outros)...

Não é fácil, mas é indispensável :). Como as belas escadarias que pareciam impossíveis antes de serem construídas.

Bibliotecas, tecnologias e aprendizagem: 297 - Dez coisas sobre as quais os pais deviam desaprender...: A partir daqui “We need to educate the parents.” I’ve heard that statement three times in the past week alone. Once was while discussing...

Números da educação em Portugal 1991-2011


Portugal. Ainda não é o que queremos, mas mostra o quanto andámos.
Não podemos retroceder - e há sinais preocupantes dessa possibilidade (vejam a coluna dos jovens dos 18 aos 24 anos que não completaram o ensino secundário e não estão a estudar)!

Retirado daqui

O Professor Bibliotecário na Escola: Conferência Anual do Conselho Federal de Bibliotec...


Mesmo que umas bibliotecas escolares tenham mais recursos do que outras, estamos todos no mesmo barco. Precisamos todos ler muito sobre a biblioteconomia de hoje, sobre as novas gerações de usuários; precisamos usar novas tecnologias e novos recursos informacionais.
Precisamos conversar mais, discutir nossa prática, aprender, nos fortalecer, inovar nossas ações, dar o acesso, transformar nossas bibliotecas. Precisamos escrever, divulgar em revistas nossas ações dentro da escola, ser criativos, achar soluções para superar barreiras. Precisamos mostrar como podemos fazer a diferença na educaçāo.


O Professor Bibliotecário na Escola: Conferência Anual do Conselho Federal de Bibliotec...: A Conferência Anual do Conselho Federal de Biblioteconomia dos Estados Unidos 2012 ALA - American Library Association por Milly Pannunzi...

10 coisas más que a Internet lhe traz



Fonte: http://edudemic.com/2012/12/10-ways-the-internet-is-bad-for-you/