quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Entre 20 e 26 de Outubro, decorreu o Internet Librarian 2012, felizmente com os conteúdos logo, e ainda, acessíveos online. Dez das apresentações estão aqui: http://oedb.org/blogs/ilibrarian/2012/10-great-library-presentations-from-internet-librarian-2012/?goback=%2Egde_3726156_member_183355234 Uma selecção de Ellyssa Kroski, recomendada por Michael Henry no Future Ready Begins Today, um subgrupo de Special Libraries Association. E por mim, que não pude participar este ano e beneficiei da sua ajuda :) Bom proveito!

domingo, 4 de novembro de 2012

Um recurso muito bom

Um tutorial muito bem feito! KU Leuven de seu nome e origem (Leuven, cidade da Holanda). Duas versões: em holandês e em inglês (fresquinha!). Guarde um bocadinho de tempo e inspire-se: http://voorbeeld.com/index.php/Information_literacy

Liderarembiblioteca.net

Liderança: arte de cultivar (comunidades de práticas)? Saber Liderar vs Saber Lidar (sentido antigo português de saber agir/conduzir/produzir/interagir). Muita lida, muita lida... No que for sendo lido também estará o ganho. Recomende-se o artigo de Madalena Pinto dos Santos (2009) na Newsletter RBE Nº5, e, também, o de Mary Wilkins Jordan, ed. IFLA (Janeiro 2012), Developing leadership competencies in librarians, aqui: http://ifl.sagepub.com/content/38/1/37.full.pdf+html Este inclui um intrigante glossário - adorei o "Sense of humour" e a "Delegation". Vou ali treinar, até já! A imagem que sei é apresentada pela Madalena, e provém de um conhecido sítio web, de Don Tapscott.