quinta-feira, 5 de julho de 2012

15 coisas que serão obsoletas na Educação até 2020


15 coisas que serão obsoletas na Educação até 2020 | Professor TIC: todos professores, todos alunos


Destaco entre os itens em extinção anunciada :
"10. Departamentos TIC
Um fim à vista. As TIC não serão uma especialidade. As TIC serão a realidade, as ferramentas essenciais de todos os professores e educadores. Todos os agentes da educação e formação terão competências TIC elevadas. Com a afirmação do “Cloud Computing”, a qualidade e aumento da cobertura sem fios e o acesso via satélite, coisas agora “tão importantes” como software, segurança e conectividade serão coisas do passado."
Acrescento: é impossível atingir elevação nas competências TIC sem obter domínio de competências de comunicação, verbal e não verbal, em situação de grande e pequeno grupo, ou peer-to-peer.
Entender o outro, e os outros, saber fazer-se entender.
Pois. E onde é que isso se aprende? E como, e com quem, se treina?

domingo, 1 de julho de 2012

Preservar na biblioteca escolar


Entre e-books e outros recursos digitais, as nossas bibliotecas também são feitas de papel. Tudo tem de perdurar, se queremos que mais e mais gerações partilhem dos recursos. Esperemos que mais e mais gerações os queiram e saibam usar e partilhar. Este cartaz é um de muitos exemplos de visualização dos procedimentos a adoptar. Vem da Argentina.

Padrões de referência - o que é um "library media specialist"?




1. Teachers are committed to students and their learning.
2. Teachers know the subjects they teach and how to teach those subjects to
students.
3. Teachers are responsible for managing and monitoring student learning.
4. Teachers think systematically about their practice and learn from experience.
5. Teachers are members of learning communities.
(...) 
The National Board for Professional Teaching Standards has organized the standards for accomplished library media specialists into the following ten standards. The standards have been ordered to facilitate understanding, not to assign priorities. They each describe an important facet of accomplished teaching; they often occur concurrently because of the seamless quality of accomplished practice. These standards serve as the basis for National Board Certification in library media.
in Library Media Standards for teachers of students ages 3-18+, publicado pelo National Board of Professional Teaching Standards da Austrália, 2ª ed. 2012.