sábado, 7 de abril de 2012

   
Vídeo de Pascal Giraud feito especialmente para o público mais jovem, para que possa compreender o conceito de Media Literacy a partir das aventuras do personagem Jack. Ele navega num oceano de informações, mensagens, publicidade, etc Que informação escolher? Em qual delas confiar?

quinta-feira, 5 de abril de 2012

33 páginas de leitura útil para quem se dedica a bibliotecas escolares

Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba. 118 bibliotecas, 100 das quais criadas desde 2007
O Sistema de Bibliotecas Online do Município (700 mil títulos no acervo) conta ainda com 45 farois do saber, para a comunidade, em áreas públicas, e 1 biblioteca técnica


A obra:



Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento : parâmetros para bibliotecas escolares (ebook), coord. Bernardete Campello. Publicação de 2010 (Belo Horizonte, Universidade de Minas Gerais), agora disponível em formato digital de livre acesso.





Sempre referenciando o Manifesto da IFLA/Unesco para as bibliotecas escolares (1999) e a recente Lei estadual brasileira - Lei 12.244 de 24 de maio de 2010 - que estipula a obrigatoriedade de uma biblioteca em cada escola, bem como a realidade das escolas do país, nos diferentes Estados.

Na primeira parte, de 17 páginas, viajamos por conceitos essenciais à construção e desenvolvimento de bibliotecas escolares, organizados em 6 temáticas: Espaço físico, Acervo, Computadores com acesso à internet, Organização do acervo, Serviços e atividades, Pessoal.
"A biblioteca conta com bibliotecário responsável e funcionários para atendimento aos usuários em todos os turnos em que a escola está aberta: 
•• no nível básico: um bibliotecário supervisor [1 para cada sistema de 4 bibliotecas, até 4ooo alunos]responsável por um grupo de bibliotecas (nos casos em que a biblioteca faz parte de um sistema/rede que reúne várias bibliotecas), além de pessoal auxiliar em cada uma das bibliotecas, em cada turno [pode haver até 3 turnos diferentes]; 
•• no nível exemplar: um bibliotecário responsável pela biblioteca e pessoal auxiliar em cada turno, de acordo com o número de alunos da escola " (p. 17)
Na segunda parte, 16 páginas, propõe-se um instrumento de avaliação que merece atenção e reflexão, a partir da recolha e comparação de dados com metas de melhoria definidas para cada dimensão da biblioteca. À medida que estas metas são atingidas, regista-se o ano em que tal se alcançou. Promove-se assim uma ideia de biblioteca em evolução.
"Este instrumento de avaliação e planejamento foi elaborado para permitir que a comunidade escolar elabore um retrato de sua biblioteca ou estabeleça planos para sua criação. A partir daí, é possível traçar metas para seu aperfeiçoamento. Essas metas devem ser definidas criteriosamente, levando-se sempre em consideração as especificidades da escola e as possibilidades existentes." (p. 18)
Na dimensão "Serviços e actividades", identificam-se: 
Consulta no local. Empréstimo domiciliar (manual e automatizado). Orientação para a pesquisa ( individual à pesquisa, coletiva e na internet). Visitas orientadas. Folheto/guia da biblioteca. Contar histórias. Divulgação de novas aquisições. Boletim informativo. Mural. Exposições. Clube de leitura. Feira de livros. Encontro com escritores. Palestras. Apresentações artísticas. Concursos/prémios. Oficinas. Blog/site da biblioteca.