Pesquisar Search

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Uma nova arma para combater a dislexia


Uma nova arma para combater a dislexia | Movimento Milénio
A dislexia é responsável por gerar dificuldades na leitura e na escrita, afetando a aprendizagem de milhares de crianças. Calcula-se que a dislexia – cujos sintomas passam por confundir algumas letras, por exemplo, ou dificuldades de associar os sons às letras – afete até 10% da população mundial, manifestando-se de várias maneiras.

A falta de informação dificulta muitas vezes o apoio aos que sofrem de dislexia, que, normalmente, superam as dificuldades apenas através do próprio esforço. Christian Boer, tipógrafo e disléxico holandês, lembrou-se, no entanto, de estudar e criar um novo tipo de letra que poderá representar uma grande ajuda para os disléxicos.

A nova tipografia, chamada Dyslexie, de acordo com um estudo independente da Universidade de Twente, na Holanda, parece ser bastante funcional. Em 2009, 21 alunos com dislexia testaram a Dyslexie e o resultado foi positivo – quando liam textos escritos com a nova tipografia, cometiam menos erros.

2490 bibliotecas escolares - Portugal, 2012


Fonte: PORDATA 
Eram 164 em 1997

Ver também Bibliotecas Escolares - investimento (1997-2012)

Veintitantas experiencias ALFIN y una canción esperanzada | Alfared


Veintitantas experiencias ALFIN y una canción esperanzada | Alfared

Lo que alberga el monográfico es un puñado de buenas experiencias y nuevos caminos por los que ALFIN puede y en ocasiones debe transitar en el futuro. Algunos de los artículos marcan una comparación entre la situación actual y la anterior, otros nos cuentan de forma general que es lo que están haciendo en la actualidad en el ámbito ALFIN y otros simplemente nos hacen partícipes de una experiencia ALFIN concreta. En total se trata de 27 artículos que están divididos en varias secciones:- Los básicos ALFIN.- Experiencias ALFIN en Bibliotecas escolares- Experiencias ALFIN en Bibliotecas públicas- Experiencias ALFIN en Bibliotecas universitarias.

En definitiva es un recorrido práctico, mostrando lo que propone Neruda en su poema 14: “cuanto te habrá dolido acostumbrarte a mí, a mi alma sola y salvaje, a mi nombre que todos ahuyentan”, abandonando el espacio teórico y de definiciones de ALFIN, ya abordado en el monográfico anterior cuando quizá aún podíamos considerar a ALFIN como la describiría Neruda en su poema 17: “Tu presencia es ajena, extraña a mí como una cosa… ¿Quién eres tú, quién eres?”

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Que me perdoem os depressivos, mas humor é fundamental


Free download - Lulu

Do Sumário desta obra de 2004, organizada em 75 verbetes com singelas ilustrações, letra grande, e muito pasto para reflexão:


Library rules
59. The number of students in the media center will always be in inverse proportion to the importance of anyone visiting.
60. Life-long impressions of libraries are formed very young.
61. The Library Rule rule.
62. The librarian is the library.
63. The paraprofessional is often the face of the library.
64. There is no reason not to have a budget.
65. Be virtual.
66. Accentuate the things you can do that the Internet can’t.
67. Be a teacher first, librarian second.
68. Don’t advocate for libraries.
69. Poor librarians reflect on all of us.
70. Weed

E agora com licença, que vou fazer uma coisa que posso fazer e a Internet não consegue :)

Caro(a) Diretor(a): como vai a vossa biblioteca escolar?


Uma ferramenta útil para começar ou continuara a melhorar a biblioteca de cada escola.
Traduzido com autorização de Doug Johnson, cuja amabilidade agradeço e com quem tenho aprendido imenso, via web, que online Mankata-Minnesota (EUA) e Vila Franca de Xira-Ribatejo (Portugal) são muito perto um do outro.

An eBook is not a Book

"In this transitional time, public libraries should aim for the future and invest in toolsets and programming that help their communities produce and participate in new digital works, not simply consume them. To make something is to understand something. If you build a radio from parts in your garage, you’ll have a very different relationship with every radio you listen to from that day on."

Ler mais aqui:

An eBook is not a Book
Post no Blog da Public Libraries Association, um dos ramos da ALA (EUA)
2012.01.08

Correntes da educação para os media em Portugal: retrospectiva e horizontes em tempos de mudança . Revista Iberoamericana de Educación | Diigo

Correntes da educação para os media em Portugal: retrospectiva e horizontes em tempos de mudança . Revista Iberoamericana de Educación | Diigo

Artigo de Manuel Pinto que nos aviva a memória e ajuda a invenção.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

DigitalLiteracy

Conectar para participar/competir


Home | digitalliteracy.gov

Relativamente recente, este é um sítio web oficial do Governo dos EUA sobre Literacia Digital
Tópicos:
Referenciais para quem aprende no sé. XXI (Standards). Como apagar Cookies. Como pesquisar e apagar o seu historial na web. 10 maneiras de detectar um vírus. 5 formas de evitar esquemas de Phishing. Como usar Windows e Tabs. Montar protecções para virus. Imprimir uma página web. Organizar uma conta gratuita de email. Opções e configurações de motores de busca na Internet.
Domínios na Internet: significado do endereço web. Identificar boa informação na Internet. Curriculum Microsoft de Literacia Digital. Hub do Cidadão Digital (Common Sense Media). Cibersegurança. Predadores sexuais online. Redes sociais, etc

Também disponibiliza recursos para educadores, com menu  de pesquisa em 3 facetas:

  • que competência de literacia digital quer ensinar?
  • que tema pretende pequisar?
  • o que procura?