sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Empréstimo digital em bibliotecas


El préstamo bibliotecario digital


Las bibliotecas universitarias tienen en alguna medida este problema resuelto mediante soluciones propias en forma de catálogo colectivo que proporciona acceso compartido a los recursos científicos generados por sus socios o plataformas comerciales que dan acceso, con una serie de restricciones (de impresión, de visualización o de otra índole), al patrimonio bibliográfico de los catálogos de esas mismas bibliotecas o al catálogo de los editores que hubieran confiado en esa plataforma de transacción y préstamo bibliotecario.
Las bibliotecas públicas deben hacer otro tanto si es que no quieren quedar a la zaga, absortas en una era pretérita. Bibliotecas pioneras, como la Pública de Nueva York, resolvieron ese asunto hace tiempo confiando la gestión de sus activos a una plataforma comercial, la que pasa por ser la más grande y activa del mundo, Over Drive. El revuelo en el patio bibliotecario ha llegado esta semana, sin embargo, con el anuncio largamente cocinado y hace poco anunciado del préstamo promovido por Amazon, la gran librería virtual.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Uma rede por dia... (7) Seia


A sétima rede é do Norte interior: a RBEMS, Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais de Seia: quatro agrupamentos de escolas, duas escolas não agrupadas, um Museu, uma livraria municipal, uma biblioteca municipal e um centro de interpretação local.

Uma rede por dia... (6) Palmela



A sexta rede destacada pelo ALFINTE é a Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do concelho de Palmela, incluindo acesso aos catálogos disponíveis do Fundo Local das Bibliotecas do Distrito de Setúbal, para além dos catálogos da Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Palmela e da Rede de Bibliotecas do mesmo concelho.

Uma rede por dia... (5) Mafra


Continuando a publicar as redes concelhias de bibliotecas, o ALFINETE tem gosto em apresentar a Rede de Bibliotecas Escolares de Mafra.

domingo, 25 de setembro de 2011

Uma rede por dia... (4) Montalegre


E assim ficamos com as contas em dia: a quarta rede a ser mencionada aqui no ALFINETE fica bem a Norte, quase na Galiza. É a Rede Concelhia de Bibliotecas de Montalegre.

Uma rede por dia... (3) Porto


E continuamos a suprir o atraso. Esta deveria ter sido publicada no dia 24.09.2011.
É a Rede de Bibliotecas do Porto, RBEP, veterana mas sempre animosa, e que mantém ainda um blog (de onde se retirou a imagem acima).

Uma rede por dia... (2) Tavira


Nem sabe o bem que lhe faz (ou lhe faria, se ainda não tem). Por isso, o ALFINETE vai postar um link para uma rede concelhia de bibliotecas por dia.


Hoje, com atraso, pois deveriam ter sido publicada a 23.09.2011, a Rede de Bibliotecas de Tavira, criada este ano.

Dia Mundial do Surdo