Pesquisar Search

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma rede por dia... (1) Arganil


Bibliotecas enredadas, país a melhorar.
Uma rede por dia... nem sabe o bem que lhe FAZ! Se ainda não tem, nem sabe o bem que fazia.
O AlFINETE vai procurar postar um link para uma rede concelhia de bibliotecas por dia.
Hoje é Arganil e o seu portal de bibliotecas do concelho

Voltar aos clássicos: Paulo Freire, Ler o mundo...

"Se nossas escolas, desde a mais tenra idade de seus alunos se entregassem ao trabalho de estimular neles o gosto da leitura e o da escrita, gosto que continuasse a ser estimulado durante todo o tempo de sua escolaridade, haveria possivelmente um número bastante menor de pós-graduandos falando de sua insegurança ou de sua incapacidade de escrever.



Se estudar, para nós, não fosse quase sempre um fardo, se ler não fosse uma obrigação amarga a cumprir, se, pelo contrário, estudar e ler fossem fontes de alegria e de prazer, de que resulta também o indispensável conhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teríamos índices melhor reveladores da qualidade de nossa educação."


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Human Interface



Aos inovadores que ainda não viram: vídeo do coletivo Multitouch Barcelona, "Hi, a real human interface", expressa como o ser humano se comporta neste já comum território em que tudo é online e está conectado, e como ele mesmo se transforma a ponto de fazer parte da inteligência e tecnologia que nos move.

Acompanhando esta evolução, refletimos com Santaella: “essas tecnologias não são tão estranhas a nós como parecem ser. São prolongamentos do nosso corpo e da nossa mente”. (via Ações inovadoras em comunicação digital)


Via Nuria Pons no Facebook, graças ao Grupo E-Learning Gurus de Portugal

Educar para o mundo digital - urge

"No final do século passado, tínhamos algo em torno de 3 a 5% da população mundial conectada. Hoje esse número gira em torno de 30%. Saímos de 3% para 30% em pouco mais de dez anos, e isso é extraordinariamente rápido, certo? Não temos, na história, uma forma de comunicação que tenha se expandido tão rapidamente. Então isso é algo que devemos ter nas nossas mentes, primeiramente. Depois, não adianta pensar que vamos, em três anos, chegar aos 80% da população conectada. Isso é impossível. Precisamos de mais uma, duas ou três gerações para isso. Mas podemos prever que, no meio deste século, teremos mais da metade da população com acesso à web, isso também é fantástico. Então agora, outro ponto: eu sei que estamos numa sociedade em que as pessoas querem tudo imediatamente, mas no mundo real não é assim, e mesmo que fosse, mesmo que tivéssemos hoje internet para todos, se ainda há pessoas que não sabem ler e escrever, elas estariam ainda excluídas. Um dos pontos mais importantes para se falar em benefícios da comunicação é a educação. Todos falam em 'tecnologia para a educação, tecnologia para a educação', mas, na verdade, o que precisa estar em foco é a educação para a tecnologia. Este, sim, é um gap bem mais difícil de ser resolvido. É bem mais caro educar, e educar para o mundo digital, do que oferecer internet para todos." P. Levy, 2011


Câmara Municipal de Alvaiázere

Câmara Municipal de Alvaiázere Campanha de reutilziação dos manuais escolares. Em curso!