quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O que ensinam os Professores Bibliotecários?

Transliteracia.

Para quê?
Para que quem aprende nas escolas seja um bom utilizador e um bom criador de ideias e de informação, em todas as disciplinas e todos os níveis de ensino. E consiga  inquirir/investigar, avaliar/seleccionar, ser bom cidadão digital, criar e partilhar.


tlsteach2.jpg (2540×3300)
Joyce Valenza (2011)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nativos digitais ou meros aficionados?

Tenemos pues, al parecer, una generación de expertos rutinarios con una visión bastante limitada de todo lo que puede ofrecerles una sociedad digital. Los educadores están llamados a prepararse en este terreno para aprovechar el potencial cognoscitivo de los estudiantes y mostrarles las gigantescas posibilidades de un océano del cual sólo han obtenido algunas gotas.

¿Mito desmontado? ¿Nativos digitales o sólo aficionados?


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Oportunidades para o E-learning no Contexto da Web 2.0

Este artigo de Jorge Manuel Simões (2010) aborda o posicionamento dos sistemas de e-learning face ao recente desenvolvimento das redes sociais e da Web 2.0. É apresentada uma perspectiva histórica do e-learning, desdeos primeiros cursos à distância até ao ensino apoiado nas tecnologias de informação e comunicação. As tendências impostas pela Web 2.0 e pelo uso de tecnologias na sociedade em geral são analisadas tendo em vista a sua aplicação ao ensino. São apresentadas as implicações do uso dessas ferramentase a forma como estão já a ser aplicadas no que é designado por e-learning 2.0. É discutido o significado actual do conceito de e-learning e as oportunidades das sua aplicação à realidade actual do ensino.

14 páginas claras e actualizadas. Boa leitura!

‪TEDxLisboa - Teresa Serrenho - "Educar hoje as mentes abertas de amanhã"‬‏ - YouTube

‪TEDxLisboa - Teresa Serrenho - "Educar hoje as mentes abertas de amanhã"‬‏ - YouTube: ""

Obrigada, Teresa!