sábado, 16 de julho de 2011

Biciclotecas


Iniciativa do poeta brasileiro Robinson "Binho" Padial, para promover a leitura de modo "desburocratizada e até familiar" (sic) começou nos subúrbios de São Paulo combinando empréstimo e ofertas de livros, mediação da leitura, saraus com artistas, sessões abertas de cinema e até vendas e sorteios de objectos em segunda mão. Reportagem aqui
Blogue de São Paulo aqui:
Blog das biciclotecas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ora saiam lá da vossa caixinha...

“Podemos ensinar qualquer pessoa a ler e a escrever. E quando esta começa a escrever sobre a sua prática e os seus pacientes, apercebe-se que a escrita é uma forma poderosa de aprender o que sabe”. Rita Charon


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Com que gente se tece a biblioteca mais exigente



Texto base da apresentação em painel com Odília Baleiro e João Paulo Proença, moderado por Jorge Lopes, 7.7.2011, Nazaré, Portugal, no 3º Encontro das Bibliotecas do Oeste

Conceitos base sobre a leitura


A partir do momento em que a necessidade e a curiosidade de ler estejam despertas, então o mediador poderá avançar para a leitura da obra,  recorrendo à animação da leitura. A esta cabe assegurar o interesse sobre o lido e manter a atenção e a vontade sobre o que se vai ler. Assim, a animação da leitura deverá ter sempre a prática leitora como ponto de partida e chegada. Na prática, traduz-se na leitura intermediada com uma actividade (livre de avaliações ou de processos em tudo semelhantes ao da escolarização da leitura) que se conclui novamente na leitura. 
O objectivo é trabalhar com os livros e não sobre os livros. O propósito  é moldar/reforçar os circuitos informativos cerebrais para a prática da leitura e não para a valorização da actividade. Para que o cérebro entenda o que é prioritário, a mediação da leitura tem de dedicar o máximo de tempo possível sobre a prática leitora e não sobre as actividades. 
Neste processo, no qual as actividades são métodos de intermediação entre o que foi lido e o que se irá ler, destaca-se a importância da utilização da reflexão através da interrogação e de desafios que necessitem o recurso ao pensamento. Se os actuais contextos fomentam a leitura do tipo fragmentado, como a presente investigação demonstrou, e se naturalmente este tipo de leitura e todo o ambiente incita a diminuição do intervalo entre o estímulo e a acção, então a animação da leitura terá de funcionar em contra-ciclo, no sentido de incrementar a necessidade de questionar e explorar, aumentando assim o espaço entre o estímulo e a acção.  


Silveira, Teresa (2011) 
Actas do 1º Congresso sobre Literacia, Mediania e Cidadania
Vale a pena ler o artigo todo.

Literacia, Media e Cidadania (2011)

Já está disponível o Livro de Actas do 1º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" www.lasics.uminho.pt
Literacia, Media e Cidadania. Actas do 1º Congresso Nacional

Leitura e alunos dos países da UE

No estudo frisa-se que as dificuldades em leitura são ultrapassáveis, mas que este sucesso depende em grande medida destas serem identificadas, e adoptadas medidas, o mais cedo passível. Um ensino intensivo e por objectivos, ministrado a nível individual ou a pequenos grupos, pode ser particularmente eficaz, frisa-se