quinta-feira, 30 de junho de 2011

Para que serve o bibliotecário e o Google?

Comentário estimulante de Phil Bradley (2011), em tradução livre e fast de uma bibliotecária (em confronto com a ajudinha google)!



Os(as) bibliotecários(as) estão aí para:

Ajudar, apoiar, acompanhar. Ensinar, cotejar, entusiasmar. Catalogar, indexar, associar, organizar. Encontrar, descobrir, promover, apresentar. Promover o interesse, intrigar, divertir e surpreender. Inspirar maravilhamento. Ajudar as crianças, os adultos, os idosos, os desfavorecidos, os ricos, os pobres, os que têm voz e os que dela estão desprovidos. Proteger recursos, arquivá-los, armazená-los, preservá-los para o futuro. Providenciar diferentes pontos de vista, gerar pensamento, conversa, investigação, divertimento. Fornecer a melhor resposta possível, fazer coincidir a resposta com quem pergunta, oferecer não mais que a informação suficiente, e apenas essa, evitando sobrecarregar o utilizador, dando-lhe o bastante para ajudar sempre. Para tornar melhor uma comunidade local, uma empresa, uma escola, uma universidade, uma organização, um país, o mundo.



Google está lá:



Para ganhar dinheiro.



[Editado:. Ortografia corrigida (obrigado!); acrescentou "uma escola", conforme foi sugerido por alguém]

Enlightened Digital Citizenship

Enlightened Digital Citizenship
View more presentations from Vicki Davis
Julie Lindsay’s presentation at ISTE 2011

domingo, 26 de junho de 2011

Antifatalismo


António Nóvoa, Portugal, 25.06.2011 Entrevista no programa Portugal 2011, SIC

Vencer a crise pela abertura ao universal a partir da nossa língua e da nossa cultura - que são matérias primas fantásticas também do ponto de vista da produção de riqueza. Defender a liberdade das instituições e as suas diferenças com rigorosa prestação de contas.
O futuro das universidades está (também) no ensino básico e no ensino secundário.
Lembrar a dívida cívica ao País das gerações que actualmente têm 50, 40, 30 anos... e a sua responsabilidade para com as gerações seguintes.

IBBY Portugal relançado em 2011

INTERNATIONAL BOARD ON BOOKS FOR YOUNG PEOPLE.



Foi agora criada a secção portuguesa desta organização que reune escritores,

ilustradores, bibliotecários, èditores, professores, gente ligada à escrita e promoção do livro para o público infanto-juvenil.