Pesquisar Search

sábado, 23 de abril de 2011

Porque todos nós somos leitores!


Free Technology for Teachers: 11 Resources for Teaching & Learning Web Safety

Free Technology for Teachers: 11 Resources for Teaching & Learning Web Safety

Dia Mundial do Livro e Literacia Digital

From their inception, libraries of all kinds have had the development, promotion, and advancement of literacy at the core of their mission. [...]



Target outcomes for the taskforce could include but are not limited to:



Information sharing and cross-pollination across library types to establish a profession-wide approach to supporting digitally literate communities that will result in:

A report (or series of brief reports) outlining libraries’ vision and approaches to digital literacy, including case studies and a view to the future.

A model (or multiple models on specific topics) toolkit that would include resources for practitioners to develop digital literacy programs for use in their individual libraries.

A national convening of experts representing a variety of disciplines (e.g., LIS, education, technology) to help determine ALA strategy for anticipating and meeting the next phase of literacy so that ALA can develop a sustainable response. and OITP Staff.


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Património da Educação - Ministério e PE


Foram considerados determinantes para o sucesso e a sustentabilidade da dimensão do valor do património da Educação nas estratégias do ME, os seguintes factores:
1. No âmbito de uma visão integrada
Envolvimento de outras partes interessadas, através de parcerias, nomeadamente os centros de investigação universitários
Envolvimento continuado das Escolas, induzindo iniciativas inovadoras e novas actividades
Relevância da identidade da história das instituições e da pedagogia institucional 
2. Na área do património bibliográfico
 Articulação com a Biblioteca Nacional Digital .
Alargamento do catálogo do ME à Rede de Bibliotecas Escolares
Articulação com projectos europeus na área da documentação escolar

(Das conclusões- destaques meus)

Acedido via Facebook e Pedro Penteado, com divida vénia.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Arrumar ideias - web 2.0, biblioteca 2.0

Resumen: Se expone una visión global de los conceptos web 2.0 y  biblioteca 2.0. En primer lugar se analizan varios sitios web considerados de éxito y que dieron lugar a la aparición de este concepto, posteriormente se analizan las características esenciales de este tipo de webs desarrollando las principales novedades tecnológicas y de relación con el usuario. En la segunda parte del trabajo se analiza el concepto de biblioteca 2.0 como aplicación de la web 2.0. Tras un breve repaso a las principales definiciones se propone una nueva definición.
Se añaden ejemplos de los servicios 2.0 que pueden ofrecer o están ofreciendo las bibliotecas.

Acedido via João Paulo Proença :)

Palabras clave: Web 2.0, Biblioteca 2.0, Software social, Inteligencia colectiva, Servicios bibliotecarios, Definiciones

Estudo do LINI (Lisbon Internet and Networks International Research Programme) revela comportamentos e motivações dos portugueses na Web 2.0


Estudo do LINI (Lisbon Internet and Networks International Research Programme) revela comportamentos e motivações dos portugueses na Web 2.0

Onde andamos:
1º Facebook
2º Youtube
3º Hi5
...
Para quê?
1º comunicação
2º entretenimento /lazer
3º publicação de comentários, partilha de conteúdos e opiniões

Curioso ver o fim da lista das "evidências":-
As funcionalidades menos utilizadas são: criar aplicações (9.2%), consultar oráculos (10.8%), quizes/testes (16.8%), divulgação de eventos (17.8%) e fazer posts de músicas de videos (18.4%).
Acedido via Notícia BAD 

Ler em casa

Sugestivo video sobre a Leitura em Casa, seleccionado via blog do PNL, que aproveitou a "boleia" da leitura cúmplice do LecturaLab (Findacion German Sanchez Ruiperez).

À beira de alguns dias mais libertos pela Páscoa e o 25 de Abril, é uma ajudinha para promover a leitura em família. Isto pega-se :)

Ciência e Acesso Aberto / Open Access



Maria do Carmo Fonseca recebeu ontem um merecido Prémio Pessoa e aproveitou para alertar para o papel essencial do investimento na  Ciência e na Tecnologia no desenvolvimento dos países. Nem de propósito, e dando cumprimento a uma decisão da Assembleia Geral em Julho 2010, acabou de ser publicada uma Declaração da IFLA sobre o Open Access, que clarifica a sua posição e estabelece uma estratégia de defesa da liberdade de acesso aos conteúdos, e destaca o papel das bibliotecas e dos seus profissionais nesta matéria, essencial ao desenvolvimento global de todos os que habitam este planeta Terra.
"IFLA will work with global organizations and fora such as UN, UNESCO, WHO, WIPO, WSIS  and others in promoting and advocating open access to publicly funded research, educational resources and cultural heritage. In its contacts and cooperation with these organizations, IFLA will explicitly state that open access in its authoritative meaning is required for the progress of science, the development of society and true citizenship. explicitly state that open access in its authoritative meaning is required for the progress of science, the development of society and true citizenship.Open access will provide users with the access they desire and enable libraries to maximize their role, thus improving global health and human well-being."
Recorda-se que a IFLA aderiu à definição de Acesso Aberto assinando a Declaração de Berlim. O RCAAP define-o assim:

ACESSO ABERTO

Open Access, "Acesso Aberto" (ou “Acesso Livre”) significa a disponibilização livre na Internet de cópias gratuitas, online, de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho.
Como se pode recordar no documento da IFLA agora publicado...
Definition of an Open Access Contribution. 
Establishing open access as a worthwhile procedure ideally requires the active commitment of each and every individual producer of scientific knowledge and holder of cultural heritage. Open access contributions include original scientific research results, raw data and metadata, source materials, digital representations of pictorial and graphical materials and scholarly multimedia material."
Estas notícias animam quem se tem empenhado, em diferentes locais e situações, na construção de argumentos e de recursos disponíveis segundo este princípio, que em nada contraria os direitos de autor e conexos, antes valoriza os autores presentes e as condições reais de produção de mais e melhor Conhecimento, e, sobretudo, reafirma a defesa do Bem Público face a interesses particulares, comerciais ou de visão estreitamente concorrencial nesta matéria.

Educar em Português: Museu da Marioneta


Educar em Português: Museu da Marioneta: "Proposta para uma manhã de domingo criativa, uma oficina. Proposta para uma tarde, uma visita. Proposta para um dia de escola com os profess..."

Educar em Português: Museu da Marioneta


Educar em Português: Museu da Marioneta: "Proposta para uma manhã de domingo criativa, uma oficina. Proposta para uma tarde, uma visita. Proposta para um dia de escola com os profess..."

Pencil - a traditional 2D animation software


Sem custos, acessível e bom para produzir BD com os alunos

Pencil - a traditional 2D animation software

história do símbolo US National Library

"We shouldn’t be concerned about library spaces without books. We should be concerned about library spaces without librarians."

National Library Week – State of U.S. Public Libraries…04.14.11

National Library Week – State of U.S. Public Libraries…04.14.11: "



"

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dry Erase White Board Paint for Offices | IdeaPaint


Ainda gostava de experimentar...

Já alimentou estas notícias?


Catálogo de Blogues Educativos / Portal das Escolas (Portugal)


Professores e educadores e bibliotecas escolares podem aqui registar blogues, potenciando a visibilidade, e a partilha, do seu trabalho. Também será útil para encontrar blogues que correspondam aos interesses dos utilizadores das bibliotecas escolares em cada escola, nível de ensino ou área curricular.

1. Para registar blogues no Catálogo

"Os blogues a propor para publicação no catálogo deverão revelar trabalhos de/com alunos e não apenas do docente (mera disponibilização de conteúdos e hiperligações de interesse para as áreas curriculares, por exemplo).[...]Cada blogue deverá revelar, pelo menos, um mês de actividade relativamente à data de submissão."
Mais informação aqui(tutorial), na área de apoio técnico.

2. Para pesquisar:

Usem o Catálogo!

3. Para serviços de referência / formação de utilizadores e promoção de literacias:

Explorem as ligações seleccionadas para apoio ao uso educativo desta ferramenta tão popular.

Alguns destes documentos poderão ser úteis a docentes que conhecem: seleccionem de acordo com o seu perfil, partilhem a informação que for pertinente, poupando esforço a cada um..

domingo, 17 de abril de 2011

Developing concepts of Information Literacy

Information Literacy Weblog: Developing concepts of Information Literacy #lilac...: "This poster is being presented by me at the LILAC (Information Literacy) conference 18-20 April 2011 in London, UK. I'm also going to be dis..."

Para quem se interesse pela Literacia da informação nos seus diversos conceitos, este poster resumindo uma actividade, incluindo fotografias do trabalho dos alunos, de Sheilla Webber, da Universidade de Sheffield, pode ser interessante.
Numa turma de interesses muito variados, o desafio "que iomportância tem/terá a Literacia da Informação na minha futura/desejada profissão" foi motivante.